quarta-feira, 21 de março de 2012

Desabafo: Mediocridade!!!



Vivemos numa sociedade medíocre, onde o imperialismo econômico prevalece, frente as necessidades das pessoas. Vivemos numa sociedade tão medíocre, que nem a básica educação existe para todos, e aqueles que estão fora de uma determinada elite econômica e querem dar um voo mais alto do que essa medíocre educação básica, tem muitas vezes seus direitos questionados.

Estudei em escola pública por toda a minha vida e pelas minhas condições sociais, estava taxado a estar dentro do imenso grupo que não tem acesso ao Ensino Superior. Porém, tive a oportunidade de realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e acabei beneficiado pelo PROUNI (Programa Universidade Para Todos), que na verdade ainda não beneficia todos aqueles que desejam ingressar em uma universidade, mas que tem ajudado a muitas pessoas a conquistarem esse sonho. Apesar disso, as dificuldades para uma pessoa de classe média baixa ter acesso ao Ensino Superior são ainda gigantescas. Uma das mediadas adotadas para diminuir ainda mais o esse déficit é a substituição dos tradicionais vestibulares pela nota da prova do ENEM, onde várias universidades, ao invés de aplicarem vestibulares, utilizam a nota obtida pelos alunos no ENEM. Sabe-se que há muito interesse comercial neste ato, pois as Universidades e Faculdades podem ter mais alunos no seu quadro de pagantes, porém, para quem está querendo cursar o Ensino Superior é uma ótima oportunidade de mostrar seu esforço numa prova onde todos os estudantes, de todas as classes sociais têm o mesmo critério de avaliação.

No entanto, o que acontece nessa sociedade medíocre é que muitos daqueles que pertencem a uma minoria social que detêm a maioria do capital, se opõem a esta medida de inclusão, alegando que serão prejudicados pois pessoas de diferentes "níveis" poderão concorrer diretamente com eles às vagas existentes no Ensino Superior. É nessas horas que eu me pergunto se esses burguesinhos não tem vergonha na própria cara? Pelo jeito não têm... sabem que os prejudicados sempre são aqueles que pertencem a maioria com pouco capital, que mal teriam dinheiro para pagar e fazer um vestibular e que pelos métodos discriminatórios tradicionais presentes nessas provas mesmo que pagassem, não teriam chance de passar em tais vestibulares, mas mesmo assim... olha eles aí, mostrando que "Gente Diferenciada" não pode ter acesso ao Ensino Superior num método igualitário a todos, onde todos serão avaliados da mesma forma.

Realmente... é por estas e outras que vivemos numa sociedade medíocre... mas muito medíocre!!!!

Nenhum comentário: