domingo, 14 de outubro de 2012

RECONSTITUIÇÃO




Eu vi o espetáculo construído
com sangue e suor cedido.
Eu vejo o espetáculo reconstituído
com novos comandantes e mandatos.

Eu vi o comando comendo pão fresco,
enquanto comandados comiam migalhas de torradas largadas.
Eu vejo comando antigo, mas vejo também comando fresco.
Vejo comandados se multiplicarem por gerações cada vez mais          
                                                                                      [largadas.
    
Eu vejo a abundância
e vejo a ignorância,
no mesmo espaço em que já vi ganância
como grande preponderância.

Eu vejo mais máquinas
onde já vi mais gente comandada.
Eu vejo mais desnorteadas artilharias
onde já vi bala chegar perdida.

Já vi bandeiras expostas.
Agora vejo mastros que machucam.
(Já queimaram tantas ideologias
que sobraram mastros pr'aqueles que chicoteiam).

Eu vejo tanta gente calando o grito,
sofrendo consigo mesmo,
que eu já nem sei se há marasmo
ou adesão ao que é imposto.

Já vi tanta coisa nessa vida
que às vezes acho que não vi nada ainda.


                                                                                                 Jefferson Santana

Nenhum comentário: