quarta-feira, 1 de setembro de 2010

HOMENAGEM: 100 ANOS DE TRANSPIRAÇÃO

Sob a Luz de um lampião e de um sonho popular, nasceu no dia 1º de Setembro de 1910 o Corinthians, profetizado pelos fundadores como o Time do Povo. De fato tais fundadores foram operários que se inspiraram em um time inglês que veio ao Brasil e mostrou raça e dedicação em seus amistosos por aqui. Os operários abrasileiraram e fundaram um clube com o corpo e a alma popular, que na época despertou a ira da então elite Paulistana especificamente de três clubes tradicionais da época: Germania, Paulistano e São Paulo Atletic Club; esses lutaram para que o sonho popular acabasse, porém inutilmente pois logo aquele humilde clube de operários no meio dos anos 10, se tornava mais um GRANDE com um diferencial de levar simples trabalhadores ao convívio e delírio com o futebol.

Os anos se passaram e a dedicação ao Corinthians aumentou, então tornou-se o mais popular do Estado e como nenhum outro representou nos movimentos sociais do Brasil. Nos anos 60 (em plena Ditadura Militar)por exemplo, um grupo inspirados na luta de Che Guevara pela Revolução Cubana decidiu fundar a Gaviões da Fiel com o objetivo de reivindicar e lutar por melhorias do clube. Aquele símbolo de anseio popular levou com que muitos integrantes fossem parar no DOPS que na época era lugar onde a polícia torturava aqueles que lutavam contra a ditadura e promoviam os simbolos de qualquer coisa que lembrasse revolução. Nesse período também o Corinthians estava em jejum de títulos e o fato de sua torcida não abandonar o clube lhe rendeu o apelido de FIEL.

Dado o grito de Campeão Paulista em 1977, foi responsável pela organização de um movimento no início dos anos 80 denominado DEMOCRACIA CORINTHIANA. Naquela época o país ainda vivia a ditadura e tal movimento ajudou na conscientização e edificação dos outros movimentos que ajudaram a derrubar a ditadura, um deles inclusive foi o DIRETAS JÁ.

De fato sabemos que até hoje o Brasil não vive uma verdadeira democracia, pois num país onde há tantas desigualdades sociais e falta de educação de qualidade, ainda não é possível que todos tenham as mesmas  condições de se informarem e se politizarem sobre o que acontece, somado ao fato que todos ainda tem o voto como uma obrigação e não como uma vontade natural. Porém assim mesma é a história do Time do Povo com conquistas e derrotas e infelizmente com muitos mercenários que se aproveitaram de sua grandeza para beneficio próprio.

Então corinthianos e brasileiros, fiéis a sua utopia por melhorias, como um emprego melhor, uma casa própria ou pelo menos um  prato de comida na mesa, mantém a sua luta mesmo que tenham que enfrentar adversários, elite, polícia e etc. Não param de lutar.

PARABÉNS AO CORINTHIANS PELOS SEUS 100 ANOS DE TRANSPIRAÇÃO!!!

UM SÉCULO LUTANDO NÃO É PARA QUALQUER UM.

Um comentário:

JAIRO PERIAFRICANIA disse...

Isso mesmo guerreiro qe é é! Timão sempre!
Da hora seu blog... parabéns titio!
Tamo junto!